02. Eles começam a ouvir logo após o nascimento, mas é preciso mais algum tempo antes que eles tenham a visão completa e audição.
03. Os dentes dos filhotes começam a aparecer quando eles estão com cerca de três semanas de idade.
04. Os dentes definitivos substituem os “de leite” entre quatro e sete meses. Eles são muito propensos a mastigar as coisas durante esse período.
05. Cães mestiços são menos propensos a sofrer de doenças hereditárias e deficiências que os de raça pura.
06. Os cães primeiro distinguem os objetos primeiro pelo movimento, em seguida, o brilho, e só depois, pela forma.
07. O Wolfhound Irlandês é o raça de cão mais alta do mundo.
08. Ao contrário do que muitos donos possam pensar, os cães não sentem culpa: é mito.
09. Cães, assim como os humanos, sofrem traumas. Incidentes podem marcá-los para toda a vida.
10. Ao contrário da crença popular, o poodle não teve origem em França. Originalmente é uma raça alemã, e era um cão utilizado para a caça.
11. O escritor grego Homero é considerado a primeira pessoa a escrever sobre cães. Os cães são freqüentemente mencionados na Odisséia.
12. A crença comum de que os cães são daltônicos é falsa. Os cães podem ver cores, mas não é como um esquema de cores vivas como nós vemos. Eles distinguem entre azul, amarelo e cinzento, mas provavelmente não vêm vermelho e verde.
13. A audição do cão é muito melhor do que a vista. E seu sentido do olfato é muito melhor do que a audição e visão.
14. Na Idade Média, os cães eram muitas vezes julgados e punidos, juntamente com seus donos.
15. Na Roma Antiga, a devoção aos cães era tão intenso que César teria teve de lembrar aos cidadãos que prestassem mais atenção aos seus filhos e menos para
seus cães.
16. Dois cães sobreviveram ao naufrágio do brinquedo do Titanic. Os pequenos cães estavam com seus donos e ninguém parece ter-se oposto à sua presença.
17. Os cães têm cerca de 100 expressões faciais diferentes. A maioria delas depende do movimento de suas orelhas.
18. Dálmatas nascem brancos e desenvolvem pontos à medida que envelhecem.
19. Um típico cão adulto tem 42 dentes permanentes.
20. O cão mais velho já registrado viveu pouco mais de 29 anos de idade.
21. A música dos Beatles “Martha My Dear” foi escrita por Paul McCartney sobre sua cadela, Martha, uma Sheepdog.
22. A orelha dos cães é muito sensível, cheia de nervos sensoriais que ajudam a preservar a audição. Nunca sopre a orelha de um cão, pois mesmo suavemente pode ferí-lo. Não é o ato do vento, mas a freqüência com que você sopra. Se formos comparar a mesma sensação com um humano, seria como correr os dedos sobre um quadro-negro, centenas de vezes amplificados.
23. Cães e gatos, assim como as pessoas, são destros ou canhotos.
24. Os cães suam através das almofadas dos pés.
25. Surpreendentemente, os estudos mais recentes apontam para o fato de o cão ter um sentido de justiça e ser capaz de reconhecer quando está a ser bem ou mal tratado. Não é mito, e tudo aponta para que os cães sejam mesmo capazes de sentir uma forma de discriminação quando são tratados de maneira diferente pelos humanos.
26. O Boxer foi chamado assim por sua forma de luta – pois ele começa uma luta com as patas da frente, como um boxeador humano.
27. Quase todos os cães possuem lingua cor de rosa, exceto duas raças: o Chow Chow e o Sharpei, ambos com línguas negras.
28. A maior genialidade sensorial do vira-lata é seu olfato. Se, por exemplo, nós humanos sentimos o cheiro de feijoada, os vira-latas são capazes de reconhecer separadamente o aroma do feijão, da linguiça, da cebola e do louro.
29. Os únicos mamíferos com próstatas são seres humanos e cães.
30. Você já viu um cão enrolado com sua cauda cobrindo seu nariz? Eles fazem isso para manter o nariz quente no frio.
31. A raça Doberman foi criada por Louis Dobermann, um alemão cobrador de impostos que fazia diversas viagens e sentia a necessidade de um cão para protegê- lo. Ele queria um cão valente, ágil, inteligente e corajoso que pudesse acompanhá-lo. Ele também trabalhava como zelador no canil municipal de Apolda, e tinha um grande conhecimento sobre cães, a partir de 1870 começou a realizar cruzamentos entre cães “dos açougueiros” (ancestrais do Rottweiler), Pinscher, Pastor Alemão, Weimaraner, Greyhound e o Manchester Terrier. Contudo, Louis Dobermann morreu aproximadamente dez anos após ter iniciado a seleção do doberman e não teve a oportunidade de ver seu trabalho concluído.
32. Acredita-se que o nome da raça Pug é derivado da semelhança com o macaco pug.
33. 78% dos cães domiciliados nos Estados Unidos são castrados.
34. Se um cão mantém o rabo erguido, é sinal de dominação.
35. A maior ninhada já registrada ocorreu em 1944, quando uma American Foxhound teve 24 filhotes.
36. Geralmente, a boca de um cão tem menos bactérias e germes do que a boca de um humano.
37. Todos os cães, independentemente da raça, são descendentes dos lobos selvagens e primos das raposas.
38. Foram realizados sete exames, inclusive teste de QI, em 80 animais. A nota máxima podia chegar a 30 pontos, porém os vira-latas conseguiram uma média de 20 contra 18 dos cães de raça. Os pesquisadores afirmaram que cachorros que não tem raça apresentam melhor noção de espaço e resolvem questões com mais facilidade do que os animais com pedigree.
39. Os cães são mais suscetíveis a atacar um estranho correndo, do que um que esteja parado.
40.Na hora da refeição, o cão é mais receptível a ensinamentos. Um filhote aprende mais rápido seu nome quando você o chama para se alimentar.
41. Os cães têm uma melhor visão na penumbra do que seres humanos devido a uma camada especial de reflexão da luz por trás de suas retinas.
42. O Banseji é uma raça conhecida por ser a única que não late, embora não seja mudo. O Basenji emite sons naturalmente, mas não late.
43. Os cães podem ser treinados para detectar crises epilépticas.
44. O Basset Hound não sabe nadar.
45. A Bíblia menciona cães 14 vezes.
46. Os cães não têm senso de “tempo”.
47. Somente os cães e os seres humanos têm próstatas.
48. Dachshunds foram originalmente criados para caçar texugos em tocas.
49. Os cães foram domesticados pela primeira vez pelos homens das cavernas que viveram durante a era do Paleolítico.
50. A média de batimentos cardíacos de um cão saudável é de 120 batimentos cardíacos por minuto.
51. Cães são capazes de sonhar.
52. Todos os cães, seja ele um um Poodle ou um vira-lata, são descendentes diretos dos lobos.
53. Os cães são capazes de ver muito melhor na penumbra do que os seres humanos.
54. Os cães têm três pálpebras.
55. No Irã, é contra a lei possuir um cão como animal de estimação. No entanto, se um proprietário pode provar que o cão é um cão de guarda ou de caça, esta restrição não se aplica. Muçulmanos têm restrições sobre cães, talvez devido ao fato de que a raiva sempre foi endêmica no Oriente Médio.
56. A expressão “dia de cão” foi inventada pelos antigos gregos e romanos para descrever os dias mais quentes de verão, que coincidiram com a subida da Estrela do Cão, Sirius.
57. Os cães podem cheirar cerca de 1.000 vezes melhor que os humanos.
58. Cheiros diferentes na urina de um cão podem revelar a outros cães se o cão que está deixando a mensagem é do sexo feminino ou masculino, jovem ou velho, doente ou saudável, se está de bom humor ou não.
59. Os machos elevam ao máximo as pernas para urinar no ponto mais alto de um poste, ou árvore, com a finalidadede de deixar uma mensagem de que eles são altos e intimidantes.
60. Os cães são tão inteligentes como uma criança de dois ou três anos. Isso significa que eles podem compreender cerca de 150-200 palavras.
61. Trinta por cento de todos os dálmatas são surdos em uma, ou ambas as orelhas.
62. Na China Imperial, os plebeus não podiam criar um pequinês.
63. Assim como bebês humanos, Chihuahuas nascem com um ponto macio em seu crânio, que fecha com a idade
64. Os cães não se tornam fiéis porque você os alimenta, mas por causa da sua companhia.
65. Olhar diretamente nos olhos de um cão estranho pode ser interpretado como um desafio e pode realmente incentivar o cão a lhe morder.
66. Filhotes devem permanecer com sua mãe até que eles são pelo menos oito semanas de idade. Durante este tempo, ela vai ensiná-los a não morder, e como se dar bem com outros cães.
67. Um cão pode sofrer de uma baixa auto-estima, assim como os humanos. Reforce a auto-estima com carinho, elogios e recompensas.
68. Quando os cães têm dor de barriga, comem mato para vomitar.
69. Se não forem esterelizados, uma cadela, seu companheiro e os seus descendentes podem produzir mais de 66 mil cães em seis anos.
70. É ilegal ter um cão em Reykjavik, na Islândia.
71. A temperatura média em um cão grande fica entre 37,4º e 39º e em um cão pequeno, de 38º.
72. Em 1957, a cadelinha Laika se tornou o primeiro ser vivo no espaço através de um satélite da Terra.
73. Os cães pequenos vivem mais tempo.
74. Os cães treinados russos foram treinados durante a Segunda Guerra Mundial para executar missões suicidas com minas amarradas às costas. Que horror!
75. Segundo uma pesquisa feita pelo American Kennel Club americano, Snoopy foi considerado o cão mais famoso do mundo pop. Você sabia que Snoopy é um beagle?
76. O menor cão do mundo é o chihuahua, que significa “cão minúsculo no céu.”
77. No final da canção dos Beatles “A Day in the Life”, dos Beatles, Paul McCartney gravou um apito ultra-sônico que somente os cães são capazes de ouvir.
78. Os cães foram um dos primeiros animais domesticados pelo homem. Os seres humanos têm mantido os cães como animais de estimação há mais de 12 mil anos.
79. Enquanto as células olfativas do ser humano chegam a cinco milhões, em um cão atingem 220 milhões. O olfato é considerado o principal sentido canino, superior a de todos os outros animais.
80. O tato é um sentido considerado pouco desenvolvido nos cães, mas é fundamental na relação afetiva com outros animais.
Fontes:
http://www.seefido.com
http://www.vettech.org
http://amanda-project.org
http://newsblaze.com
http://en.wikipedia.org
Existem diversas razões para que as pessoas prefiram os mini cães:
eles são fáceis de ser transportados, ocupam menos espaço, comem menos,
fazem menos coco e são próprios para apartamentos e casas pequenas. Mas
para os que desejam adquirir esses pequenos animais, devem estar
atentos a uma série de fatores e possíveis mudanças na rotina, já que,
apesar de belos e carinhosos, os pequeninos exigem cuidados e em alguns
casos podem ser um desafio.
Outro mini cão muito popular é o cão inglês Yorkshire, criado por operários para caçar roedores, que ganhou fama entre as madames. Um perfeito bibelô chama atenção por seus pelos sedosos, exuberantes e compridos. Mas sua pelagem exige escovação diária e tosa a cada 15 dias. É um cão brincalhão e carinhoso, porém também muito alerta. Pesa, em média, 3 kg e possui cerca de 15 cm de altura.
Leia mais em CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/mini-caes/
Os mini cães mais populares e suas principais características e desafios
Entre os mini cães mais populares estão os cachorros da raça poodle. Estes possuem três tamanhos distintos: micro, médio e standard; mas o preferido é o poodle micro, sua altura média é de menos de 20 cm. Tem sua origem na França e Alemanha e são conhecidos por sua longevidade e inteligência. Como todo cão, exige cuidados com a pelagem encaracolada, saúde, alimentação e necessitam de brinquedos e atenção. Custa a partir de R$ 500,00.Outro mini cão muito popular é o cão inglês Yorkshire, criado por operários para caçar roedores, que ganhou fama entre as madames. Um perfeito bibelô chama atenção por seus pelos sedosos, exuberantes e compridos. Mas sua pelagem exige escovação diária e tosa a cada 15 dias. É um cão brincalhão e carinhoso, porém também muito alerta. Pesa, em média, 3 kg e possui cerca de 15 cm de altura.
Leia mais em CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/mini-caes/
Existem diversas razões para que as pessoas prefiram os mini cães:
eles são fáceis de ser transportados, ocupam menos espaço, comem menos,
fazem menos coco e são próprios para apartamentos e casas pequenas. Mas
para os que desejam adquirir esses pequenos animais, devem estar
atentos a uma série de fatores e possíveis mudanças na rotina, já que,
apesar de belos e carinhosos, os pequeninos exigem cuidados e em alguns
casos podem ser um desafio.
Outro mini cão muito popular é o cão inglês Yorkshire, criado por operários para caçar roedores, que ganhou fama entre as madames. Um perfeito bibelô chama atenção por seus pelos sedosos, exuberantes e compridos. Mas sua pelagem exige escovação diária e tosa a cada 15 dias. É um cão brincalhão e carinhoso, porém também muito alerta. Pesa, em média, 3 kg e possui cerca de 15 cm de altura.
Leia mais em CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/mini-caes/
Os mini cães mais populares e suas principais características e desafios
Entre os mini cães mais populares estão os cachorros da raça poodle. Estes possuem três tamanhos distintos: micro, médio e standard; mas o preferido é o poodle micro, sua altura média é de menos de 20 cm. Tem sua origem na França e Alemanha e são conhecidos por sua longevidade e inteligência. Como todo cão, exige cuidados com a pelagem encaracolada, saúde, alimentação e necessitam de brinquedos e atenção. Custa a partir de R$ 500,00.Outro mini cão muito popular é o cão inglês Yorkshire, criado por operários para caçar roedores, que ganhou fama entre as madames. Um perfeito bibelô chama atenção por seus pelos sedosos, exuberantes e compridos. Mas sua pelagem exige escovação diária e tosa a cada 15 dias. É um cão brincalhão e carinhoso, porém também muito alerta. Pesa, em média, 3 kg e possui cerca de 15 cm de altura.
Leia mais em CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/mini-caes/